O estudo do Espiritismo nas suas relações com a arte limita-se com os mais vastos problemas do pensamento e da vida. Ele nos mostra a ascensão do ser, na escala das existências e dos mundos, em direção a uma concepção sempre mais ampla e mais precisa das regras da harmonia e da beleza, segundo as quais todas as coisas são estabelecidas no Universo. Nessa ascensão magnífica, a inteligência cresce pouco a pouco; os germes do bem e do belo, nela depositados, se desenvolvem ao mesmo tempo em que a sua compreensão da lei de eterna beleza se amplia.

A alma chega a executar sua melodia pessoal, sobre as mil oitavas do imenso teclado do Universo; ela se penetra da harmonia sublime que sintetiza a ação de viver e a interpreta segundo seu próprio talento, desfruta cada vez mais as felicidades que a posse do belo e do verdadeiro proporciona, felicidades que, desde este mundo, os verdadeiros artistas podem entrever. Assim, o caminho da vida celeste está aberto a todos, e todos podem percorrê-lo, por seus esforços e seus méritos, e conseguir a posse desses bens imperecíveis que a bondade de Deus nos reserva.



.

quarta-feira, setembro 29

inspiração

A inspiração apresenta-se sob duas formas: uma pessoal, e outra mais ampla, transmitida pelos espíritos elevados, que retiram para a arte elementos das mais puras fontes e comunicam seus efeitos a um ser que os põe em obra por seus meios próprios e naturais.

2 comentários:

  1. Mana Luz,este seu blog é uma verdadeira expressão de amor por todos nós.Sabe minha amiga você consegue a cada dia que passa nos emocionar com tanta doçura e luz que existe em você.
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO AQUI E NO ORKUT.
    Te amamos muito!
    Paz e Amor

    ResponderExcluir
  2. Mana de alma, vc sempre consegue me deixar feliz!
    Eu queria ter um pouquinho da sua visão de vida, da sua experiência, daí sim, meus trabalhos poderiam levar agasalhos de fé. Amo vc tb!
    Paz e amor.

    ResponderExcluir